Tumulto no Brasil em protestos contra Proposta de Emenda Constitucional

  • há 8 anos
Houve protestos esta sexta-feira nas ruas de 18 dos 27 estados brasileiros contra a proposta de ajuste fiscal apresentada pelo Governo do presidente Michel Temer.

AGORA NA SÉ!#CruzeOsBraços #PecDoFimDoMundo
Milhares aguardam outros milhares que irão se somar ao Ato do Dia Nacional de Paralização. pic.twitter.com/ex351V5XYU— Jornalistas Livres (@j_livres) November 11, 2016

Há registo de incidentes no final da manifestação no Rio de Janeiro, que começou frente à igreja da Candelária e seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, quando mascarados usaram artefactos explosivos e pedras contra a polícia. Esta respondeu com gás lacrimogéneo e a detenção de três pessoas.

No Rio de Janeiro, a manifestação incluiu maioritariamente funcionários públicos, a maior parte deles ligados à Educação. O Estado do Rio está numa situação económica difícil desde ainda antes dos Jogos Olímpicos e agravada por estes.

A Proposta de Emenda Constitucional, ou PEC, prevê o limite ao aumento dos gastos públicos nos próximos 20 anos à taxa de inflação do ano anterior e é a medida base de Temer para sanear as contas públicas, fazer frente ao déficit fiscal histórico com que o Brasil vai fechar o ano (prevê-se que seja de mais de 51 mil milhões de dólares) e também à dívida pública, que já equivale a mais de 71 por cento do Produto Interno Bruto.

Sindicalistas e organizações sociais consideram que a medida vai congelar o investimento estatal em sectores prioritários como educação e saúde.

Recomendado