Empresa chinesa ligada a enorme armazenamento de alumínio no México.

  • 7年前
SAN JOSE ITURBIDE, MEXICO — A indústria de alumínio dos EUA afirma que um dos homens mais ricos da China está escondendo um enorme estoque de alumínio no deserto mexicano para fugir das tarifas dos EUA.

Fotos aéreas mostram um estoque de alumínio representando cerca de 6% do estoque total do mundo perto da cidade mexicana de San José Iturbide.

Executivos americanos do alumínio dizem que o estoque é parte de um esquema do bilionário Liu Zhongtian para burlar o sistema de livre comércio global.

Os fabricantes chineses de alumínio devem pagar um imposto de exportação sobre alumínio primário. Quando os metais exportados chegam aos EUA, eles têm que pagar tarifas novamente ao governo dos EUA para entrar no mercado dos EUA.

Empresas chinesas burlam o sistema disfarçando as exportações de alumínio primário como produtos semi-acabados, como portas e janelas. Isso lhes permite receber um desconto fiscal do governo chinês. Esses produtos são então enviados para o México.

No México, eles são refundidos em lingotes e depois vendidos como alumínio primário de novo país de origem.

Retirar o alumínio através do México para os EUA permite que as empresas chinesas se beneficiem do Acordo de Livre Comércio da América do Norte entre o Canadá, o México e os EUA, o que elimina a maioria das tarifas sobre os produtos comercializados entre os três países.

O bilionário Liu Zhongtian, presidente do gigante chinês de alumínio Zhongwang Holdings, negou as alegações. Ele disse que não saberia como estabelecer um negócio no México, que ele chamou de um lugar cheio de "assassinos com armas".

推薦