The Sun apela ao voto no 'Brexit' para travar "a dominação Alemã"

  • há 8 anos
“Acreditar no Reino Unido é votar ‘Brexit’”. O maior tablóide britânico junta-se ao campo do “leave”, favorável a uma saída de Londres da União Europeia, a uma semana do referendo de 23 de junho.

Sob a manchete “Beleave” (jogo de palavras entre acreditar e sair) o The Sun afirma que o país só poderá ser, “mais rico, seguro e livre” se virar as costas a Bruxelas, “reafirmando a sua soberania” e “evitando a dominação do estado Federal alemão”.

Tomorrow's front page. We're backing Brexit - and here's why: https://t.co/3dDiHvwP1E pic.twitter.com/k0Xl55MXZf— The Sun (@TheSun) June 13, 2016


A tomada de posição do jornal ocorre num momento em que o campo do ‘Brexit’ é dado vencedor em todas as sondagens, com uma vantagem de até 7%, no último estudo de opinião Times/Yougov, que aponta uma vitória com 46% dos votos.

Um avanço que agita os mercados financeiros e a cotação da libra esterlina, e que levou já alguns britânicos, no estrangeiro, a optar por mudar de nacionalidade, como esta emigrante em França:

“Decidi mudar de nacionalidade quando vi esta história do ‘Brexit’ pois não quero ter que pedir uma autorização de residência para poder continuar a viver e a trabalhar no país onde passei toda a minha vida”, afirma Colette Taylor-Jones.

A nove dias do referendo pelo menos 15% dos britânicos permanecem indecisos, segundo as sondagens.

Os mercados continuam a alertar para as consequências negativas do ‘Brexit’, nomeadamente uma possível queda da libra para o valor mais baixo nas últimas três décadas, segundo uma sondagem realizada junto de 32 economistas pela agência Bloomberg .