"Último esforço" antes de expirar prazo para negociações sobre o nuclear iraniano

  • há 10 anos
O Irão e as grandes potências tentam a todo o custo encontrar, em Viena, um acordo sobre o nuclear antes do prazo, que expira esta segunda-feira à noite. Mas a solução poderá passar por uma prolongação das negociações.

Face as divergências persistentes e que parecem, pelo menos para já, irreconciliáveis, um diplomata norte-americano reconheceu que a continuação do diálogo é um dos cenários que está a ser equacionado.

Oficialmente, todas as partes estão ainda focadas “num último grande esforço” para obter ainda hoje um acordo, como explicou o chefe da diplomacia britânica. Phil Hammond frisou que não quer “dar falsas esperanças”, porque ainda é preciso lidar com “questões muito difíceis e complexas”, mas estão “todos focados em conseguir o acordo”.

Uma fonte iraniana disse à agência France Press que Teerão aceitará prolongar “durante seis meses ou um ano” o acordo intermédio de Genebra, assinado há um ano, que prevê a suspensão de parte das atividades nucleares iranianas em troca da retirada parcial das sanções internacionais.