Artistas transformam contentor de lixo em máquina fotográfica

  • há 10 anos
Em Buenos Aires, um grupo de artistas transforma contentores do lixo em câmaras estenopeicas.

A técnica permite tirar fotografias de forma simples e económica.

Trata-se de uma máquina fotográfica sem lente. Basta uma caixa em que a luz não penetre.

“Trabalho com máquinas digitais. Pessoalmente acho um pouco aborrecido. Por isso penso que é interessante trabalhar com uma câmara que não toma todas as decisões por mim. Neste caso, é o oposto. Posso tirar uma fotografia à minha maneira porque fui eu que construi a máquina. Ela tem várias qualidades, uma profundidade de campo infinita e as imagens são plásticas. É tudo manual, tem outra essência”, disse a artista Natacha Ebers.

O que mais fascina o grupo de artistas argentinos é poder transformar um objeto considerado repugnante numa obra de arte.

“Quando vemos um contentor de lixo na rua achamos que é repugnante. Ninguém se quer aproximar. No verão quando os odores são mais fortes as pessoas atiram o lixo lá para dentro e nem sequer querem chegar perto. No nosso caso, as pessoas aproximam-se do contentor porque querem vê-lo. Dá-lhes um novo significado. É um objeto de arte, algo que se pode partilhar“disse a artista Méndez Brisighelli.

O grupo argentino chama-se Bazofia Estenopeica e tem um microblogue na Internet onde expõe as fotografias e explica como construir uma máquina fotográfica a partir de um contentor de lixo.

Recomendado